BREAKING

sábado, 15 de agosto de 2015

Ele é simplesmente "IMPOSSÍVEL"... Ethan Hunt - A Origem

Está estreando nas telonas, esta semana, mais uma Missão Impossível para o nosso Agente Secreto super especial, Ethan Hunt, e ele está está prestes a completar 20 anos de reinado nos cinemas, no próximo ano. Nessas duas décadas de assiduidade nas telonas, ele tornou-se um dos agentes secretos mais conhecidos da história do cinema. Mais do que isso, deve ser praticamente o personagem mais conhecido da carreira de um sujeito que tornou-se um dos nomes mais prestigiados da 7ª arte em todos os tempos: Tom Cruise.
Ethan Hunt tornou-se popular por sua audácia e habilidades impressionantes. Também por ser um personagem que tanto acerta quanto erra, porém, é dono de uma obstinação que faz dele um personagem acima dos demais que se aventuram no gênero que o fez famoso. De volta às telonas pela 5ª vez e já com projetos para uma 6ª aventura, essas duas décadas fizeram dele um nome bastante popular e reverenciado por quem aprecia o cinema de ação. Nada mais justo então que homenageá-lo nessa coluna.

Conhecendo o personagem

Ethan Hunt é um dos principais integrantes da IMF (Força Missão: Impossível), um grupo de elite do governo americano, especializado entre outras coisas,em operações de infiltração em território inimigo. A sigla dessa força-tarefa já diz tudo:eles conseguem o impossível.
Ethan é altamente treinado e especialista em disfarces,armas de fogo,espionagem e se destaca pela ousadia e determinação.Ele geralmente é contactado por seus superiores através de mensagens gravadas,onde é informado de sua missão,que sempre é bastante arriscada,envolvendo entre outras coisas,chantagem,extorsão e risco imediato à paz mundial, motivo pelo qual o governo americano  aciona esse grupo. Uma marca registrada dessas mensagens é a frase:"se você ou os demais agentes forem mortos ou presos, o governo negará de imediato que tinha conhecimento de suas atividades". Em seguida a mensagem se autodestrói.
Ethan  não age sozinho, ele convoca uma equipe de apoio, formada por mais 3 agentes, cada um com uma especialidade para o serviço em campo. Mas quem realmente vai para o confronto e encara as maiores peripécias, é o Ethan,que entre outras coisas,já conseguiu até mesmo invadir a ultraprotegida sede da CIA.

As Séries

Quem pensa que a série teve origem no cinema, se engana. Na verdade ela é derivada de um seriado de bastante sucesso,feita para a tv e exibida entre 1966 a 1973, pela rede CBS.Posteriormente ela ganharia uma repaginada e voltaria para as telinhas no ano de 1988,pela rede ABC.
Na década de 1960 as séries de espionagens se apoiavam na fama dos filmes de James Bond. Fazendo referências à Guerra Fria, os heróis representavam os americanos em luta contra os loucos que tentavam conquistar o mundo com planos mirabolantes e um arsenal com um grande potencial de destruição. Enfrentando esses lunáticos, os heróis salvavam  o mundo. Então surgiu “Missão: Impossível“, série que reformulou o tema ao introduzir uma equipe de profissionais freelances a serviço do governo, o qual negaria qualquer relação com eles caso fossem apanhados. Sem se importarem com o destino de seus inimigos, a equipe realizava missões diversas de forma objetiva, fria e calculada, através de planos mirabolantes.
Com o título de “Brigg’s Squad”, a produção foi criada por Bruce Geller, roteirista de séries policiais e faroeste, que desenvolveu o projeto com base no filme “Topkapi”, de 1964.
A trama de “Missão: Impossível” girava em torno de um grupo de agentes particulares recrutado para realizar missões as quais a CIA e o FBI, ou outros órgãos do governo, não poderiam se envolver. 
Inicialmente, a equipe era composta por Albert Ney, especialista em comércio; Jack Smith, um playboy; Barney Collier, formado em engenharia química, matemática e microssistemas; Willy Armitage, um homem extremamente forte; Terry Targo, assassino profissional; e Martin Land, um mágico, ladrão, especialista em disfarces, capaz de falar 15 idiomas. O grupo era comandado por David Briggs, especialista em psicologia. Recebendo suas ordens em mensagens pré-gravadas, o grupo realizava qualquer tipo de tarefa que lhe fosse incumbida, sem seguir padrões morais ou sofrer crises de consciência. Em 1968, a partir da terceira temporada, “Missão: Impossível” tornara-se uma das séries mais populares de seu período. Ao todo foram 7 temporadas,até ser extinta na década de 70.
Entre 1988 e 1990, a Paramount produziu uma nova versão de “Missão: Impossível”.O estúdio adaptou quatro roteiros da série original: “The Legacy”, “The Condemned”, “The System” e “The Killer”, além de produzir novos episódios. No total, a produção filmada na Austrália teve 35 episódios, sendo cancelada pela ABC por baixa audiência.
Em 1984, o produtor Ed Feldman propôs levar “Missão: Impossível” para o cinema. O projeto chegou a ser anunciado, mas foi engavetado. Em 1988, uma nova tentativa, desta vez com roteiro de Stirling Silliphant (Cidade Nua). Mas uma greve de roteiristas fez com que o estúdio descartasse a ideia. Em 1994, Tom Cruise assumiu o comando de uma versão cinematográfica de “Missão: Impossível”. Estrelado e produzido por ele, o filme estreou em 1996, dando início a uma das séries mais populares e lucrativas do cinema.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT