BREAKING

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Filmes Esquecíveis do Cinema - Resenha Cinéfila - Escuridão Mortal

Existem filmes que não tem motivos para serem produzidos.Mesmo assim,insistem neles.É o caso desse título aqui,uma colcha de retalhos com uma história pouco inspirada,contada dezenas de vezes e que nada de relevante ou original trouxe para o gênero do suspense.

Escuridão Mortal - Against the Dark
País - Estados Unidos /  Roménia
Ano - 2009
Duração - 93 min 
Direção - Richard Crudo
Produção - Phillip B. Goldfine
Roteiro - Mathew Klickstein
Gênero - Ação / Suspense
Música - Philip White
Direção de arte - Vlad Roseanu
Cinematografia - William Trautvetter
Edição - Tim Silano
Distribuição - Sony Pictures Home Entertainment
Lançamento - Estados Unidos 10 de fevereiro de 2009
Idioma - Inglês
Orçamento - US$ 7,000,000


Steven Seagal como Tao
Tanoai Reed como Tagart
Jenna Harrison como Dorothy
Danny Midwinter como Morgan
Emma Catherwood como Amelia
Stephen Hagan como Ricky
Daniel Percival como Dylan
Skye Bennett como Charlotte
Linden Ashby como Cross
Keith David como Lt. Waters


Tagart, hábil mestre da katana, comanda uma tropa de operações especiais em uma missão sangrenta. Seu alvo: vampiros. Em um mundo apocalíptico, alguns poucos sobreviventes ficam presos em um hospital infectado. Tagart é a única esperança desses sobreviventes. Mas, ele sabe que a única cura é o extermínio...

Produção nível C, dirigida por um tal de Richard Crudo e lançada direto para o mercado de DVDs, a história é o velho clichê envolvendo criaturas sem explicação. Resumindo em poucas palavras,após um apocalipse zumbi, um grupo de pessoas tenta sobreviver ao ataque dos monstros se refugiando num velho hospital.Enquanto eles buscam formas de escapar, um grupo de caçadores,liderados pelo grandalhão Tao, saem no encalço desses seres. O problema é que o exército vai bombardear toda a área,e esse pessoal tem um prazo estipulado para deixar o local,caso contrário vão virar churrasco com a zumbizada-vampiros.

Por esse breve resumo, já se tem ideia do que possa ser essa obra:uma salada de frutas mal produzida de filmes como:Resident Evil,Eu Sou a Lenda e Extermínio 2. Se a mistura poderia até funcionar,caso tivessem nomes decentes envolvidos na produção,ninguém sabe, mesmo com a falta de originalidade. Mas os problemas são muitos. A começar pela escalação do elenco.O rosto mais conhecido é o sisudo ex-astro dos anos 90, Steven Seagal. Verdadeiro brucutu que foi lançado ao estrelato naquela década, Seagal ficou mais marcado pelos filmes de ação/policial que ele costumava estrelar. No novo milênio, a carreira faliu e ele se rendeu ao mercado de DVDs. É ate interessante conferir esse filme,pelo simples fato que foi o único em que o inexpressivo Steven fez uma mudança de gêneros, saindo de sua zona de conforto. Mas não tem muito o que se destacar de seu personagem, que é quase um coadjuvante e passa a maior parte do tempo carregando uma enorme espada e liderando um grupo que se propõe a caçar os vampiros-zumbis. Fora de forma nitidamente, ele pouco realiza e abre espaço para que outros personagens se destaquem nas cenas de ação. Vale destacar o grupo liderado por ele, formado por duas gatinhas que entram mudas e saem caladas, não dão um único pio durante todo o filme e mais parecem robôs andando.

Com um fiapo de história,não tem muito o que se destacar. Os personagens são mal desenvolvidos, e boa parte só estão ali mesmo para ser atacados pelos monstros. A história se resume a eles se esconderem,os vampiros caçarem e os caçadores,que pouca relevância tem para a obra, caçarem os zumbis. E para tentar oferecer um pouco mais de adrenalina,a ideia de um militar de bombardear o local. Como esperado, no decorrer da história, todos os grupos vão se encontrar.

Outro problema mal definido é a origem dos monstros, nada originais. A principio, descobrimos que são uma espécie de vampiros, criados por alguma infecção e que precisam de sangue humano para se alimentar e infectar outras pessoas. No decorrer, sabemos que eles também se alimentam de carne, sendo assim uma espécie de zumbis-vampiros. Depois, surge a explicação que esses troços são uma espécie de mutantes. E se no principio são criaturas irracionais agindo por sobrevivência, não demora para começarem a falar.(???) E nisso se desenrola toda a trama: correrias, ataques dos monstros, balas e pancadarias e um Steven Seagal marcando presença sem muita serventia.

Talvez, nas mãos de um diretor mais talentoso. ele soubesse compensar a falta de criatividade e de um elenco mais promissor, com boas cenas de suspense ou tensão, mas nem isso existe nesse filmeco. O único elemento digno de elogios, é o designer das criaturas, que até convence. No mais, não tem nada que impressione. O suspense é nulo e a ação é genérica. Seu custo de produção foi de 7 milhões e como foi um filme feito para o mercado de home vídeo, fica difícil encontrar o valor total de sua arrecadação.




Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT