BREAKING

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Vida & Saúde By Molikas

Bom Dia!!!

Gente quero Deixar aqui, meus Parabéns a todos os Trabalhadores do Brasil, e porque não dizer do Mundo!

Hoje começo uma nova coluna, bem diferente  do  fazia antes (claro que vou continuar  com a culinária só mudou o dia, tá amores), a Pedra me  fez uma proposta,  trazer para vocês, uma forma de vida mais Saudável.... Como sou meio doidinha fui lá e aceitei. iac iac iac iac iac iac sim to rindo, amoooooo sorrir,  de preferência gargalhar. Isso faz muito bem a Saúde,tá!!!

Bem... Desafio aceito fomos pesquisar. Amores tem muita coisa boa na Net que vai nos ajudar ao longo dessa  nova etapa das nossas vidas, sim vidas, porque espero que  fiquemos juntos muito tempo e de uma maneira bem melhor! Ou seja mais Saudável.

Para começar vamos conhecer  o corpo Humano, Hoje vou falar principalmente sobre a Memória, uma vez que a falta dela é uma coisa que atinge Mulheres e Homens sem distinção de Idade....



O cérebro humano controla praticamente todas as atividades do corpo: cada região é responsável por uma ou mais atividades. O cerebelo é responsável por 10% do volume total do encéfalo e contém cerca de metade dos neurônios do cérebro. Recebe impulsos de diversas partes do corpo e faz a conexão entre o tronco encefálico e o córtex cerebral.





Na divisão anatômica, o cerebelo se divide em três partes:
Além de estabelecer o equilíbrio corporal, o cerebelo recebe o estímulo de músculos e tendões e tem a função de controlar as atividades motoras, mantendo o tônus muscular (estado semi contraído em que o músculo permanece para responder aos estímulos mais rapidamente). O cerebelo é essencial no desempenho dos movimentos voluntários e na aprendizagem motora, além de ter função essencial no tato, visão e audição.

Lesões que acometem  essa parte do cérebro – ocasionadas por falta de oxigenação, alcoolismo, entre outros – são dificilmente tratadas e revertidas e comprometem a movimentação (a precisão e rapidez dos movimentos deixam de ser eficientes), causando diminuição do tônus muscular, mudanças posturais, alteração da marcha, do equilíbrio, entre outras alterações.

Vou falar sobre a Memória ou a falta dela : Gente o assunto é muito extenso , então  vou dividir ok!



Há duas maneiras pelas quais o cérebro adquire e armazena informações: a memória de procedimento e a memória declarativa. Essas duas formas divergem tanto no que diz respeito aos mecanismos cerebrais envolvidos, como nas estruturas anatômicas.

A memória de procedimento (também chamada implícita) armazena dados relacionados à aquisição de habilidades mediante a repetição de uma atividade que segue sempre o mesmo padrão. Nela se incluem todas as habilidades motoras, sensitivas e intelectuais, bem como toda forma de condicionamento. A capacidade assim adquirida não depende da consciência. Somos capazes de executar tarefas, por vezes complexas, com nosso pensamento voltado para algo completamente diferente.

Por outro lado, a memória declarativa (também chamada explícita) armazena e evoca informação de fatos e de dados levados ao nosso conhecimento através dos sentidos e de processos internos do cérebro, como associação de dados, dedução e criação de ideias. Esse tipo de memória é levado ao nível consciente através de proposições verbais, imagens, sons, etc. A memória declarativa inclui a memória de fatos vivenciados pela pessoa (memória episódica) e de informações adquiridas pela transmissão do saber de forma escrita, visual e sonora (memória semântica).

Analisando a memória quanto ao tempo de armazenamento das informações, pode-se classificá-la em memória de trabalho, memória de curto prazo e memória de longo prazo.

A memória de trabalho, que alguns acreditam ser parte da memória de curto prazo, atua no momento em que a informação está sendo adquirida, retém essa informação por alguns segundos e, então, a destina para ser guardada por períodos mais longos, ou a descarta. Quando alguém nos diz um número de telefone para ser discado, essa informação pode ser guardada, se for um número que nos interessará no futuro, ou ser prontamente descartada após o uso. A memória de trabalho pode, ainda, armazenar dados por via inconsciente.

A memória de curto prazo trabalha com dados por algumas horas até que sejam gravados de forma definitiva. Este tipo de memória é particularmente importante nos dados de cunho declarativo. Em caso de algum tipo de agressão ao cérebro, enquanto as informações estão armazenadas neste estágio da memória, ocorrerá sua perda irreparável.

A memória de longo prazo é a que retém de forma definitiva a informação, permitindo sua recuperação ou evocação. Nela estão contidos todos os nossos dados autobiográficos e todo nosso conhecimento. Sua capacidade é praticamente ilimitada.

Não há uma estrutura ou uma determinada porção do cérebro reconhecidamente depositária de informações, embora se acredite que o lobo temporal esteja envolvido com a memória dos eventos do passado. Entretanto, são conhecidas várias estruturas cerebrais envolvidas com a aquisição e o processo de armazenamento de dados.

É isso, em nosso próximo encontro falaremos ainda sobre a bendita Memória. Ô coisinha para me dar trabalho... Bem no meu caso é a falta dela mesmo.  iac iac iac iac

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Infinitamente Nosso
Design by FBTemplates | BTT